Compre barato da China: Visite a cidade de Yiwu, o maior mercado de atacado do mundo

Yiwu: o maior mercado de commodities do mundo

Gostaria de programar sua viagem para Yiwu? Contate a Hosun Consultoria e saiba mais sobre nossos serviços de assessoria para viagens a China: hosunbr@gmail.com

O mercado internacional de Yiwu é o maior fornecedor de produtos populares do mundo. São mais de 60 mil estandes,  100.000 mais de 2000 categorias de produtos e 40.000 tipos de produtos diferentes. Pelo seu tamanho, é praticamente uma Canton Fair que fica aberta o ano inteiro (exceto durante o feriado de ano novo chinês), das 9 até as 5. São cinco distritos diferentes, cada um com foco em tipos diferentes de produtos; segundo um estudo local, se um visitante quiser passar por todos os estandes e ficar três minutos em cada um deles, ele precisaria andar oito horas no mercado durante um ano inteiro para poder visitar tudo.

Fonte: Wikipedia

O mercado de Yiwu fornece principalmente produtos de utilidades para o mercado consumidor.

As principais categorias são:

  • Brinquedos
  • Bijuterias / Acessórios
  • Decoração (cerâmicas/cristais/ jardim/etc)
  • Presentes (relógios/ pinturas/brindes/etc)
  • Mochilas/Malas de viagem
  • Casa, mesa e banho
  • Itens de cozinha
  • Cosméticos
  • Papelaria
  • Vestuário (meias/chapéus/etc)
Corredor típico dentro do mercado de Yiwu

Corredor típico dentro do mercado de Yiwu

O que não vende em Yiwu: máquinas grandes e industriais; e eletrônicos mais caros (celular, computador, laptop).

Mais fotos do mercado de Yiwu aqui.

Fatores a considerar caso queira comprar em Yiwu

Trading: os fornecedores que vendem no mercado de Yiwu são em sua maioria empresas locais que não podem exportar. Para poder enviar sua carga para o Brasil, o importador brasileiro comum terá que contratar uma trading para cuidar de toda a logística de exportação da China. Normalmente as tradings de Yiwu cobram uma comissão sobre o valor da carga por este serviço, além de outras atividades, que vamos descrever abaixo, voltadas para ajudar o comprador.

Contate a Hosun Consultoria e saiba mais sobre nossos serviços de assessoria de compras em Yiwu: hosunbr@gmail.com

Língua: a maioria dos comerciantes de Yiwu só falam mandarim, dificilmente sabem inglês. Por isso, a maioria dos visitantes leva um consultor de uma trading para agir como negociador e tradutor.

Qualidade: em Yiwu (e na China em geral) você recebe aquilo que você compra – se você quer pagar USD 1,00 em uma camisa, você vai receber uma camisa de USD 1,00; e também não espere encontrar nada revolucionário: todos os estandes da mesma categoria de produtos vão apresentar produtos parecidos, a preços similares (tem que garimpar para encontrar o preço mais barato). Entretanto, o importador sempre deve ficar atento a qualidade: é comum os fornecedores enviarem produtos errados ou em não conformidade – por isso aconselho sempre pedir para a trading fazer inspeção das quantidades e qualidade da carga antes de embarcar.

Se você perceber que há algo errado com a mercadoria no Brasil, você virtualmente a perdeu, pois não vale a pena devolver mercadoria para a China (na maioria dos casos) e dificilmente você vai conseguir acionar judicialmente o exportador/fornecedor; pedir ressarcimento e compensações vai depender de sua relação com a empresa chinesa (se não for boa o suficiente, o chinês vai apenas procurar outro cliente).

Quantidade: eles são em sua maioria lojas de atacado, logo só vendem em quantidades altas (1 ou 2 caixas), não vendem por unidade – por causa do baixo valor da mercadoria e volumes relativamente altos, compras pequenas (que seriam enviadas por via aérea) são desaconselháveis. Entretanto, as quantidades mínimas de Yiwu são bem baixas se comparado com compras direto das fábricas chinesas.

Entretanto, se você está pensando em abrir uma loja com variedade produtos e preços bons, vale a pena sim investir R$ 60.000, fechar um container pequeno e importar para o Brasil. O número de brasileiros em Yiwu comprova isto (mas nada comparado a quantidade de compradores do Oriente Médio).

Como chegar em Yiwu?

A cidade de Yiwu possui aeroporto, estação de trem e terminal de ônibus.

O aeroporto de Yiwu é bem pequeno e só possui voos locais. Por isso, para chegar em Yiwu do Brasil você vai ter que fazer uma baldeação na China.

Os maiores aeroportos perto de Yiwu são Shanghai (Pudong) e Hangzhou. Do Brasil, é mais fácil comprar passagens para Shanghai. De lá, há várias possibilidades para ir para Yiwu: você pode contratar um carro ou ir de ônibus (opção mais barata) o que vai demorar cerca de 4 horas; também pode ir de trem-bala (2 horas) ou trem normal (4 horas); a opção mais rápida é tomar outro avião (1 hora).

Deixe um comentário