Como saber se uma fábrica na China é confiável ou não 2 – Mais Indicadores de empresas falsas e fraudes na China

Um dos problemas mais frequentes ao procurar fornecedores na China é saber se a empresa encontrada é uma empresa verdadeira ou se é uma empresa falsa. Um website bonito, ser um “gold supplier” no Alibaba, ter um vendedor que sabe falar inglês: estes não são bons indicadores para julgar a veracidade de uma empresa na China. Basta entrar nos fóruns da própria Alibaba para ver quantos importadores no mundo todo perderam dinheiro com fraudes na China. Por isso, a Asia Quality Focus team (AQF) listou algumas ações para identificar empresas falsas, para sempre tomar cuidado ao fazer negócios com  novas fábricas/empresas que você não conheceu em feiras ou congressos, apenas procurando na internet.

Alibaba scammed

Post de um usuário do fórum do Alibaba, informando sobre uma fraude e como ele perdeu dinheiro.

Devo mencionar que existe uma diferença entre uma empresa falsa e um fornecedor ruim. Uma empresa falsa desaparece e não responde mais nenhum contato depois que recebe algum dinheiro do cliente, seja para amostra ou como depósito do pedido. Um fornecedor ruim, após definição do pedido, recebe seu dinheiro e fabrica e embarca seu produto com algum tipo de defeito ou fora das suas especificações. Para se precaver contra fornecedores ruins, deve-se sempre fazer a inspeção da carga antes do embarque na China.

A lista preparada pela AQF é bem parecida com os outros indicadores já mencionados no blog da Hosun, entretanto eles adicionaram alguns itens importantes, dignos de nota. Segue a lista criada pelo site, com alguns comentários e adaptações para o mercado brasileiro.

A. Licença de operação e de exportação

Fábrica verdadeiras possuem licença de operação (营业执照) e licença de exportação (出口许可证) que podem ser verificadas junto com o Ministério de Industrias e Comércio da China (nós da Hosun Consultoria realizamos este serviço para nossos clientes).

B. Usar o Google para checar os dados da empresa e o email

Use o site de buscas para pesquisar mais sobre a empresa e as informações fornecidas.Você pode procurar em fóruns e sites da internet comentários sobre a qualidade da fábrica. Há também sites como Monitor de Fraudes e Scamwarners (em inglês) que possuem listas de empresas falsas, que você pode averiguar.

C. Verificar os detalhes da empresa nos principais diretório de fornecedores

Empresas confiáveis frequentemente possuem perfis pagos em sites de diretório de fornecedores, como Global Sources, para promover seus produtos. Empresas falsas normalmente utilizam apenas contas gratuitas nestes diretórios.

D. Checar os detalhes apresentados no site das empresas, para identificar fornecedores autênticos e fraudes

– Utilizar sites como whois para checar o registro do website da empresa: caso a data do registro seja muito recente, pode se tratar de uma empresa falsa na China.
– Testar o endereço e telefone apresentados no site: ligue para o número apresentado e fazer perguntas. Utilizar o Google Maps para checar o endereço apresentado
– Pesquisar as imagens utilizadas no site no Google, para verificar se não foram copiadas de outros lugares.

E. A forma de pagamento permitido

Companhias verdadeiras possuem contas bancárias oficiais com o nome da empresa. Se a fábrica lhe apresentou uma conta pessoal, particular, existe algo errado com a empresa. Uma forma de pagamento confiável (apesar de ser menos frequente para pedidos grandes) é o Paypal, que permite a devolução do dinheiro em caso de fraudes.

F. Amostras e visitas

Empresas falsas na China evitam enviar amostras e/ou permitir visitas ao local da fábrica – se a empresa está demorando para responder ou enrolando para enviar as amostras, pode ser que se trate de uma empresa falsa ou de um intermediário.

O mais importante é sempre tomar cuidado com empresas que você encontrou apenas na internet. Seja por conta própria ou utilizando o serviço de empresas como a Hosun Consultoria, sempre verifique se a fábrica na China é confiável ou não antes de confirmar o pedido e enviar dinheiro para eles – nunca envie dinheiro para uma fábrica sem antes fazer todo o processo de averiguação da legitimidade da empresa. Mas lembre-se: identificar a autenticidade da fábrica é só o começo.

Para não perder dinheiro na China, deve-se analisar além da legitimidade da empresa e o preço dos seus produtos, mas também a capacidade de produção da fábrica, a reputação da empresa no mercado (seja no Brasil ou na China), o serviço da fábrica, etc. Mesmo grandes fábricas na China, que fornecem produtos para grandes empresas no mundo, podem apresentar falhas na sua produção. Logo o importador deve sempre estar atento em todos os estágios da produção do pedido.

Está tendo dificuldades lidando com seus fornecedores chineses? Contate a Hosun Consultoria, podemos te ajudar a solucionar seus problemas na China. Mande um Email para: hosunbr@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s