Datas do Ano Novo Chinês 2014 – 30 de Janeiro a 5 de Fevereiro

ano novo china

Vermelho é a cor da prosperidade na cultura chinesa.

As fábricas na China normalmente trabalham todos os dias da semana, sendo que a maioria dos seus trabalhadores tem apenas 2 dias de folga por mês, enquanto os que fazem trabalho de escritório (vendedores principalmente) trabalham nos sábados e às vezes domingo (meio período).

Entretanto existem os feriados públicos na China onde tudo para por 10 a 15 dias,  como o Dia da fundação da República Popular da China em Outubro e o Ano Novo do calendário lunar que em 2014 começa no dia 30 de Janeiro e vai oficialmente até 5 Fevereiro. O calendário completo dos feriados na China pode ser encontrado aqui.

Durante estes feriados, os trabalhadores das áreas indústrias mais desenvolvidas (que estão em sua maioria ficam nas regiões costeiras da China) voltam para suas terras natais, normalmente no interior na China, para passar o feriado junto com suas famílias estendidas (muitos trabalhadores deixam a família para trás, no interior, para trabalhar na costa chinesa, onde ficam as maiores cidades como Beijing, Shanghai, Cantão, etc).

ano novo china 2014

Chineses embarcando em uma estação de trem durante o Ano Novo do calendário lunar

Como a distância é muito grande para maioria destes trabalhadores (muitos viajam milhares de quilômetros para voltar para suas casas), passagens de trem, avião e ônibus esgotam muito rapidamente nesta época e muitas empresas entram em recesso 1 a 2 semanas antes do feriado. Trata-se do maior movimento migratório de pessoas do mundo, com quase 500 milhões de pessoas, e que acontece anualmente.

Durante o Ano Novo Lunar de 2013 houveram 240 milhões de viagens de trem durante o período, 42.5 milhões de viagens de barco e 38 milhões viagens de avião, de acordo com informações oficiais da China. Em 2014, o governo prevê 3.62 bilhões de viagens a serem feitas durante o feriado.

O período após o feriado é um dos mais complicados para as fábricas, pois os vários pedidos que acumularam de Janeiro e Fevereiro devem ser finalizados e entregues o mais rápido possível. Além disso, muitas fábricas tem que lidar com problemas de falta de mão de obra, pois uma grande parcela dos trabalhadores não voltam para seus postos de trabalho e decidem ficar em suas cidades de origem, perto de suas famílias. Consequentemente, muitos novos pedidos nesta época possuem prazos de entrega mais longos e são mais suscetíveis a atrasos.

Portanto, se você planeja visitar ou fechar um pedido na China, é aconselhável deixar para fazê-los nos meses seguintes ao feriado (Março/Abril).

Está considerando visitar a China em 2014? Contate a Hosun Consultoria e saiba mais sobre nossos serviços de consultoria e acompanhamento para  feiras e viagens para a China. Email de contato: hosunbr@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s