Como saber se uma fábrica na China é confiável ou não

Apesar de apresentar muitas vantagens, ainda existem muitos riscos para importadores desatentos que querem comprar da China, entre eles o perigo de ser enganado por empresas falsas, que possuem sites na internet e em diretórios de fornecedores, mas que não existem e desaparecem sem dar aviso após receber dinheiro do importador.

O site Globalsources produziu um guia de compras para importadores da China e eles listaram alguns indicadores importantes para saber se um fabricante é honesto ou não, se tem capacidade para produzir e se não se trata de um intermediário (chamada de trading company, que não são empresas falsas, mas agem como revendedores, não produzindo nada, e por isso tem normalmente preços mais caro):

  • Evite empresas que se recusam a informar o local/endereço da linha de produção, ou que não aceita visitas a fábricas;
  • Fábricas honestas normalmente estão dispostas a enviar amostras de seus produtos prontamente e possuem certificados e registros internacionais
  • Quando for visitar fábrica, verificar se o nome da empresa no cartão de visitas da pessoa que está te apresentando a fábrica é o mesmo que está na fachada do prédio ou entrada da fábrica – se for diferente, é provável que você contatou um intermediário e não a fábrica
  • Evite empresas que não estejam dispostas a dividir informações sobre o tamanho da operação da produção, equipamentos, pessoal.
  • Se uma empresa oferece vários produtos diferentes, é provável que ela terceirize parte de sua produção
  • Verificar os certificados da empresa, se está registrada na China

Fonte(em inglês): Global Sources

Renaud Anjoran, do site Quality Inspecion,  também acrescentou alguns outros indicadores de idoneidade de fábricas chinesas:

  • Faça pagamentos apenas para contas bancárias de empresas (onde o beneficiário é uma fábrica), não envie depósitos de pedidos de para contas pessoais e/ou contas do Western Union, ou para uma conta cujo nome do beneficiário é diferente do da fábrica – se a empresa não informar uma conta bancária formal, suspeite.
  • Teste os telefones/email/skype para avaliar se são reais ou não, se há alguma resposta e se entendem inglês – apesar que o melhor caso é ir visitar a fábrica ou contratar uma empresa (como a Hosun Consultoria) para investigá-la.
  • Cuidado com fornecedores não usem um email empresarial e se apresentam com emails de serviços grátis, como por exemplo: @gmail.com, @yahoo.com.cn, @163.cn.

É bom sempre tomar cuidados especiais e analisar as fábricas antes de enviar qualquer dinheiro, pois uma vez enviado é muito difícil conseguir o dinheiro de volta.

Está tendo problemas com seus fornecedores chineses? Contate a Hosun, podemos te ajudar a solucionar seus obstáculos na China. Mande um email para: hosunbr@gmail.com

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s